Comer rico e gostoso em Valparaíso

⦾≈ Nine months of life in Valparaiso gives us credibility and permission to list things we like to eat and places we love to go for it; whether to taste traditional Chilean dishes or international cuisine. By the way, if you ever come to Chile, palta (avocado) and merkén (a tradicional mapuche smoke pepper) are the starter pack. Also try all the seafood dishes you can, this is Valparaíso and Chile’s speciality. Cocktails? Pisco sour, of course, but have a Terremoto (earthquake) if you like things sweet.


Somamos nove meses de vida em Valparaíso e por isso a vontade e permissão de listar coisas que gostamos de comer (palta e merkén sempre) e lugares que nos encantam ir; seja para provar tradicionais pratos chilenos e também para comidas do mundo. 

El Internado

Um dos lugares mais legais da cidade por ser um espaço cultural e restaurante-bar em uma gigante e moderna estrutura que um dia serviu de hospital psiquiátrico. O El Internado serve hoje pratos, hambúrgueres e coquetéis de receitas autorais; esses dois últimos os protagonistas da casa.

Nossos olhos crescem com a La Negra Rica, hambúrguer de prieta (morcilha) e carne bovina com nozes, maçã caramelizada na rapadura, cebola e coentro. Os pratos com peixe também são divindades. O Pescado Internado acompanha um purê delicioso de ervilhas com bacon e o La Joyita é uma entrada que traz cubos de pescado empanados em panko. Conquistou nosso coração os molhos de manga e pimenta verde, que vêm em todos esses pratos. O Internado Sour é versão do pisco deles, que leva suco de laranja, limão e mel.

gastrovalpo-7

Via Via 

Esse é o nosso lugar para comer batata frita em Valparaíso. Por ser um restaurante nascido na Bélgica, preparam batatas vermelhas que são fritas duas vezes, desse estilo belga. Para acompanhar, há uma infinidade de cervejas do país para todos os gostos e bolsos.

Nossa última visita ao Via Via foi para almoçar. Os menus do dia tem preço justo e são bem servidos. Pedimos bife chinês com arroz e, lasanha de mariscos, o prato favorito. Aliás, estar em Valparaíso é poder comer muitos frutos do mar. Bom, de entrada crema de verduras e salada de pasta com champignon.

gastrovalpo-32

valpogastrotp3

gastrovalpo-36

gastrovalpo-33

Pilcomayo 851

Frequentamos muito esse durante a estadia em Valpo, já que realizamos alguns trabalhos lá. O Pilcomayo é um execelente lugar para provar releituras tradicionais, porque defende uma cozinha de mercado que traz tanto pratos típicos chilenos, quanto receitas dos mercados espanhóis.

Talvez tenha sido o lugar onde mais comemos mariscos na vida. Mas, teve poroto con riendas, que mescla espagueti com feijão e calabresa; e as tradicionais bebidas chilenas como o terremoto (mistura de pisco, vinho, granadina e sorvete de abacaxi) e o mote con huesillos (suco caramelizado, com grãos de trigo e pêssego), que nem somos tão fãs, mas foram uns dos melhores que provamos.

gastrovalp0p-5

gastrovalp0p

gastrovalpotp5

Pan Batido

Não é um restaurante, nem algo para indicar. No entanto, um dos lugares onde mais comemos bem, na cidade. Pan Batido é o projeto do grande amigo Bráulio de aprendizagem e preparo de pães e outras receitas mais.

Foram tantos domingos de almoço, cheios de dedicação para nos apresentar pratos chilenos, que não dava para deixar de fora. Camarón falso, versão desconstruída de papas con chuchoca e também de charquicán, vagam em boas lembranças das tardes de larica, aliviada com carinho culinário do amigo. O charquicán e os estupendos pães ilustram esses bons momentos.

gastrovalp0o-7

gastrovalpotp4

gastrovalp0o-15 copy

Restaurant San Carlos 

Esse é um típico restaurante porteño, desses que beiram cem anos de vida. Nada de luxo, design, gentrificação. Mas, história, autenticidade, bom atendimento e muita comida. Lugar para comer pratos regionais do dia a dia, acompanhado de cerveja de garrafa, bem gelada.

Se estás em Valparaíso, há de provar a famosa e gorda chorrillana (porção de carne, batata, e ovo, tudo frito) e taí um bom lugar para isso. As casuelas, como essa da foto, são gigantes e acompanham sopa de entrada, salada de acompanhante e sobremesa. Desses restaurantes que a gente sai rolando.

gastrovalp0o-17

gastrovalp0o-16

El Rincón de Pancho e Mercado Cardonal 

Dieguinho aqui ama demais milho e tudo que pode resultar dessa delícia. Pamonha, cural, creme, bolo, essas coisas. Pois bem, no Chile há um prato tradicional que se chama pastel de choclo. Uma espécie de escondidinho, só que purê de milho recheado com carne, ovo e azeitonas. Nosso lugar para comer isso é o Rincón de Pancho, no Mercado Cardonal. Aí, também no 2º piso, vendem as melhores humitas (pamonha) da cidade.

gastrovalp0-4

gastrovalp0pb

Anúncios

2 comentários sobre “Comer rico e gostoso em Valparaíso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s