Purmamarca e o cerro de los siete colores

⦾≈ The northwestern region of Argentina is an area that makes borders to the northern Chile and southern Bolivia. So, thanks to geography, the country is also marked by the Andean culture. It is an indigenous Argentina, different from the tango, Italian traits and Buenos Aires combo we are used to get. We followed towards Purmamarca to see the magical Cerro de los Siete Colores, a mountain formation of different pigmentations caused by rivers, lakes and sea sediments and tectonic movements.


A região noroeste da Argentina é uma área que faz fronteira com o norte do Chile e o sul da Bolívia. Portanto, graças à geografia, o país também é marcado pela cultura andina. É uma Argentina de pele vermelha, diferente da que estamos acostumados, empacotada por tangos, traços italianos e Buenos Aires.

Assim, deixamos San Pedro de Atacama e seguimos em direção a Purmamarca, no estado de Jujuy. Seguimos para esse ponto mágico, explorado mais pelos próprios argentinos, para conhecer o Cerro de los Siete Colores, uma formação montanhosa de diferentes pigmentações, resultado de uma história geológica complexa.

As distintas capas de cores são uma consequência do acúmulo de restos de sedimentos dos rios, lagos e mar, tudo misturado e depositado naturalmente há mais 600 milhões de anos. Em seguida, movimentos tectônicos influenciaram na aparição das montanhas.

Mas, tem a parte lúdica também. A lenda diz que não haviam essas cores quando se formou o povoado e que as crianças achavam tudo chato e monótono. Então, pediram aos adultos que fizessem algo para deixar o pueblo mais alegre. Nada fizeram. Assim, los niños juntaram as cores que encontraram e por sete noites subiram ao morro para pintar.

Bom, hoje o que se tem para ver nesse pedaço de pouco mais de 500 habitantes são montanhas e artesanato. Muita montanha. Muito artesanato. E as cores desse conjunto faz de Purmamarca um canto bonito de se ver. O Cerro de los Siete Colores, o Paseo de los Colorados, os artesanatos ora tudo que você já viu no Peru e Bolívia, ora coisas maravilhosas dos andes argentinos.

Processed with VSCO with hb2 preset

Anúncios

2 comentários sobre “Purmamarca e o cerro de los siete colores

  1. Uhuuuu!! As montanhas coloridas!!! Muito bom saber que também existem aí na Argentina!! Valeu pelas dicas meninos, creio que seja um passeio mais econômico que o Vinicunca lá no Peru… Bjãoooo!! Excelentes registros!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s