Petroglifos de Toro Muerto: um deserto de arte rupestre

⦾≈ We followed to the Valle de Majes, in Uraca/Corire (two and half hours from Arequipa), to check the petroglyphs of Toro Muerto. A desert that today many consider the richest zone in rock art in the world. Besides, the place is beautiful for being surrounded by a green valley of rice fields.

This warm and silent open-air museum brings together about five thousand rocks, known as volcanic tuff, in a span of five kilometers or so. There are zoomorphic, anthropomorphic and geometric figures cut of several techniques, which remarks of ancient civilizations cultures.


Seguimos para o calor infernal do Valle de Majes, em Uraca/Corire (duas horas e meia de Arequipa), para conhecer os petroglifos de Toro Muerto. Um deserto que, hoje, muitos consideram a zona mais rica em arte rupestre do mundo. Um lugar hermoso por cercar um vale verde de plantações de arroz.

Esse quente e silencioso livro de arte agrupa cerca de cinco mil rochas, conhecidas como tufos vulcânicos, em uma extensão de cinco quilômetros, aproximadamente. São figuras zoomorfas, antropomorfas e geométricas talhadas de diversas técnicas.

toromuertoilustra2

Dizem por lá que que os signos gravados nessas pedras eram feitos por antigas civilizações para se fazer conhecido o modo de vida e os censos que realizavam para as pessoas e animais. Isso entre os anos 500 d.C. e 1300 d.C. 

Conforme algumas investigações realizadas por arqueólogos, as artes chegaram por ao menos três influências culturais. Uma delas a cultura Wari, a outra a cultura Collagua e por fim a do período incaico.

O triste é que já ocorreram alguns casos de roubo de pedras. Como o lugar é um pouco no meio do nada e sem fiscalização eficiente, algumas pessoas levam as pedras para extrair os desenhos. Bom, nos perguntamos como, já que são rochas bem grandes.

Como todo lugar donde existen petroglifos, Toro Muerto es considerado un lugar de poder, dadas las condiciones eminentemente místicas que le era atribuida por los antiguos pobladores del lugar, los cuales plasmaron en sus rocas todo su universo espiritual y místico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s