Parque Nacional Huascarán: Laguna 69 e Nevado de Pastoruri

⦾≈  We proceeded to Huaraz, in the Andean region of Peru, to explore the National Park Huascarán. The park is formed by the Cordillera Blanca and covers an area of ​​340,000 hectares and it is famous for its 16 snow-capped peaks that reach almost 7000 metres above sea level, turquoise lagoons, waterfalls and glaciers. We decided to get to know two parts of the park: the Valle de Llanganuco – to get to Laguna 69 – and the Nevado de Pastoruri – to see a glacier. Laguna 69 is nearly 5000 m.a.s.l., and it’s a two-hour trekking in rocky and steep trails to get there. A lot of coca is necessary! You get to Nevado de Pastoruri in a 30-minute walk, but what makes it difficult are the almost 6000 m.a.s.l. and the cold you feel around a glacier. We hired Mony Tours, a company that makes tours to these places, to get us there and bring us back. We paid 30 soles for each tour, so don’t pay more than that.


Desde que saímos de Cajamarca e chegamos a Huaraz fomos pessoas mais felizes, mais mortas e destruídas também. É que viemos para cá especialmente para explorar o Parque Nacional Huascarán, de fácil acesso pela cidade, que está entre a Cordilheira Branca e Cordilheira Negra.

O parque é formado pela parte branca e abrange uma extensão de 340 mil hectares. É famoso por seus 16 picos nevados que chegam a quase 7 mil metros acima da linha do mar, lagoas de cores turquesas, cachoeiras, geleiras e glaciais. Além de uma flora incrível que nos pareceu um tanto jurássica.

Laguna Chinancocha – Valle de Llanganuco

Selina

Essa foi a primeira vez na viagem em que contratamos um tour (Mony Tourspara conhecer um lugar. O preço de ir por contra própria e com uma empresa era o mesmo (30 soles), então escolhemos não sofrer tanto. Assim, escolhemos duas partes do Huascarán para conhecer, o Valle de Llanganuco – para chegar à Laguna 69 – e o Nevado de Pastoruri.

Bom, mas ir com um tour não ameniza o esforço das longas caminhadas, já que as vans seguem até a entrada desses pontos. Por isso, antes mesmo dos dois dias de trilhas pelo parque, tivemos de seguir algumas recomendações.

Laguna 69

 

Um dia ficamos em Huaraz sem fazer muita coisa (visitamos o Museo Arqueológico) para nos acostumar com o clima e com a altura da região. No outro demos início a nossa adaptação à jornada de trekkingmas mais de leve; subimos o Wilcacocha, na Cordilheira Negra, que tem”apenas” 3750m de altura. Eduardo passou mal, vomitou e estava sem resistência para subir, mas foi capengando até uma parte. Eu, a gorda da relação, cheguei até o topo. Beijos.

Por fim chegou o dia de acordar às 5h para ir ao Valle de Llanganuco. Fizemos nossas marmitas e seguimos em companhia da Selina, uma suíça que nos apegamos e conhecemos no Hostal El Tambo, onde ficamos. Bom, dessa vez nós dois chegamos ao ponto final, a Laguna 69. Mas foi foda, viu. São quase 5 mil metros de altura, uma caminhada de duas horas em trilhas rochosas e muitas vezes íngremes, friozinho e uma leve chuva. Haja folha de coca. Mas, foi lindo! E chegar na laguna e o sol aparecer foi felicidade.

Laguna de Siete Colores no caminho ao Nevado de Pastoruri
Puya Raimondi

No dia seguinte seguimos para o Nevado de Pastoruri. Era o terceiro dia seguido de trekking e as pernas já pediam arrego. Mas, esse foi mais de boa, ao menos em relação a caminhada, que era de apenas trinta minutos. O cansaço se dava por conta dos quase 6 mil metros de altura em torno de um glacial. Teve frio, teve neve, faltou ar.

Por isso estamos mortas, terminando esse post ao mesmo tempo em que passamos Doutorzinho® nas pernas, babosa na cara e chá de camomila romana para as pancinhas. Precisamos de energia porque nos próximos dias vem Lima por aí.

Nevado de Pastoruri

Anúncios

10 comentários sobre “Parque Nacional Huascarán: Laguna 69 e Nevado de Pastoruri

  1. Pelaaaamor de Deus! Que lugar maravilhoso! O vídeo ta lindo, só me digam que remix é esse de Climax porque eu já procurei meio mundo e não achei. Brigado! ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s