Pacasmayo: pitoresca no litoral do Peru

⦾≈ We crossed the border out of Ecuador and, after passing through Tumbes (awful city), we arrived at our first stop in Peru, Pacasmayo. The city is known to be the destination of surfers and Brazilians. We fill the requirement for the second part, but, we do not surf. What really draws our attention here is the aesthetics of the town.

It’s a mix of Middle East conflict zone with beach because the city and it’s hills, structure, colors are all sandy and ocher. In addition, there is the wreckage resulting from the War of the Pacific, in which Chile invaded and destroyed a big part of the city and the harbor, which was one of the most important in Latin America and the largest in Peru, with its giant pier of 773 meters. This is where we live and work, at the Hotel El Mirador, with an hilarious family full of characters.


Cruzamos a fronteira para sair do Equador e, depois de passar por Tumbes (cidade horrorosa), chegamos à nossa primeira parada no Peru, Pacasmayo. A saudade do mar e do calor nos fez escolher o litoral norte do país para ser o novo início de tudo e cá estamos, já trabalhando e vivendo nessa cidade pitoresca, cálida e cheia de gente amável.

Pacasmayo é conhecida por ser destino de surfistas e brasileiros (não agora, em baixa temporada). Mas, como a gente não surfa, o que mais chama nossa atenção aqui é a estética do pueblo. É uma coisa meio zona de conflito do oriente médio com praia, por causa dos morros, cores e estrutura, que é arenosa e ocre.

Além disso, há os destroços resultantes da Guerra do Pacífico, na qual os chilenos invadiram e destruíram boa parte da cidade e do porto, que era um dos mais importantes da América Latina e o maior do Peru, com seu píer gigante de 773 metros, com trilhos, ou seja, os trens iam até uma boa parte do mar para o serviço de carga. Bom, era três vezes maior do que sobrou hoje.

E é nesse curioso lugar, cheio de tuk-tuks, helados viciantes de pura fruta e onde todos sabem um básico de português e muito da vida dos outros, que vamos ficar por mais ou menos um mês. Vamos viver e trabalhar no Hotel El Mirador, com uma família engraçadíssima, cheia de personagens. Uma coisa meio novela.

São pai e mãe, ele um ex-bolsa de valores atual green dude e ela mais séria e silenciosa. Três filhos cheveres de idades distantes. A sobrinha fervidíssima, que adora um brasileiro e a gente adora. Aí tem um sobrinho especial, que já nos arrancaram lágrimas contando a história dele. A mulherada da cozinha, que são as melhores, daquelas para passar o dia contando besteiras. E ainda o cafuçu da limpeza, que é a coisa mais fofa desse Peru.

Logo, logo dedicamos um post só para apresentar essa nossa nova família e contar mais de cada uma dessas pessoas cômicas, ternas e doidas.

Anúncios

Um comentário sobre “Pacasmayo: pitoresca no litoral do Peru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s